Links de Acesso

Nacionais moçambicanos investem mais do que estrangeiros no terceiro trimestre


As empresas nacionais foram responsáveis por mais da metade dos investimentos globais efectuados em Moçambique entre Julho e Setembro deste ano. O empresariado moçambicano investiu mais de 570 milhões de dólares, cerca de 42 milhões a mais que os estrangeiros, segundo registos do Centro de Promoção de Investimentos (CPI).

África do Sul é o país que mais dinheiro investiu na economia moçambicana, tendo aplicado mais de 300 milhões de dólares, valor correspondente a mais da metade do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) global. No “top cinco” dos investidores estrangeiros, a China ocupou a quinta posição. Já Brasil e Angola juntos totalizaram um investimento global de apenas 100 mil dólares.

No período em análise, o Governo aprovou mais 137 projectos, responsáveis por mais de 1 300 milhões de dólares de investimentos no país. Turismo e hotelaria receberam o maior volume de investimentos dos moçambicanos, enquanto os empresários estrangeiros optaram por colocar grande parte do seu dinheiro, (319 milhões de dólares), na agricultura e agro-indústria.

XS
SM
MD
LG