Links de Acesso

Mundo deverá cooperar para ultrapassar a crise, pede a chefe do Fundo Monetário Internacional


Christine Lagarde
Christine Lagarde

A chefe do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, pediu, hoje, 05 de Abril, ao mundo para cooperar de modo a ultrapassar os desafios da economia mundial.

Lagarde, que falava em Frankfurt, na Alemanha disse que os desafios incluem um crescimento mais lento, baixos preços de principais produtos e potencial para “aperto financeiro” por muitos governos.

A situação, explicou, poderá ter efeitos nas estruturas sociais e políticas de muitos países.

Quanto às economias avançadas, Lagarde mencionou o facto de o dólar forte limitar o crescimento dos Estados Unidos; o baixo investimento e o elevado desemprego na zona Euro; e a combinação do fraco crescimento e inflação que prejudica a economia do Japão.

Mas há “pontos luminosos”, disse Lagarde referindo-se a Índia que apresenta um forte crescimento e aumento de rendimento. No Sudeste asiático, a Indonésia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnam foram mencionados pelo "bom desempenho".

Lagarde encorajou os países mais pobres para diversificar as suas economias, investir em infraestruturas necessárias e gastar os fundos públicos de forma eficiente.

XS
SM
MD
LG