Links de Acesso

MPLA propõe homenagear todos os angolanos que tombaram nos conflitos


Decisão do partir cobre o período 1975-2002

O MPLA vai organizar um plano de homenagem para honrar a memória dos angolanos que foram vítimas de conflitos políticos, entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 25 de Abril, numa reunião do Bureau Político do partido no poder em Angola.

MPLA propõe homenagear todos os angolanos que tombaram na guerra - 2:18
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00

As homenagens terão sempre como objectivo “o estabelecimento de um diálogo nacional, no sentido de fortalecer as bases de consolidação da paz e da reconciliação, unir os angolanos e afastar os fantasmas que ainda ensombram o passado recente de Angola”, lê-se no comunicado emitido no final do encontro.

Aquele órgão do MPLA defende que esta abordagem deve-se enquadrar nas acções com vista “à contínua afirmação do Estado democrático de direito e alicerçada nos princípios da reconciliação nacional, da historicidade e do perdão”.

Antigos combatentes afirmam que o plano deve abranger a todos os movimentos angolanos.

O general na reforma Silva Mateus diz que a iniciativa é iniciativa e lembra que “não pode passar por cima do 27 de Maio” de 1977.

A mesma opinião tem o general na reforma Manuel Paulo Mendes de Carvalho Pacavira, General Paka, quem afirma que a medida é oportuna mas que existem muitas vítimas “até no período colonial que deviam ser reconhecidas”.

Em relação aos antigos combatentes que mesmo tendo dado o seu melhor encontram-se em extremas dificuldades, o general Silva Mateus defende que devem continuar a lutar e “a exigir que se lhes deem melhores condições de vida”.

Já o General Paka entende que o programa deve abranger até os antigos combatentes que passam por momentos difíceis porque “há muita fome, muita miséria”.

Recorde-se que vários grupos de antigos combatentes reclamam diariamente por não beneficiarem de qualquer compensação por parte do Governo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG