Links de Acesso

"MPLA lançou campanha para destruir Unita", diz dirigente do Galo Negro


Ricardo Ekupa de Noé "Tuyula"
Ricardo Ekupa de Noé "Tuyula"

Secretário provincial da Unita no Namibe diz que campanha envolve ataques, difamação e obstrução nos serviços publicos e militares.

O representante da UNITA no Namibe acusou o Presidente Eduardo dos Santos e o Bureau Politico do MPLA de darem ordens para uma campanha de “debilitação” da UNITA.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00
Faça o Download

Em conferência de imprensa convocada pelo titular do executivo do partido do Galo Negro na província do Namibe, Ricardo Ekupa de Noé “Tuyula”, disse existirem documentos que revelam o envolvimento do Presidente da Republica, nas vestes de Presidente do MPLA, ter dado ordens aos serviços de inteligência angolana para levar acabo o programa.

“Muito recentemente, através do seu Bureau político, Excelência, senhor Engenheiro, José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola e do MPLA, orientou os órgãos de inteligência e segurança, na sua generalidade, a cumprir até ao ano 2017 a debilitação, isto é debilitar a UNITA”, disse.

Segundo o dirigente da UNITA, na província do Namibe, o plano em causa, também contempla a promoção de actos caluniosos que depois deverão culminar em actos criminais, onde os quadros influentes da UNITA serão julgados e condenados inocentemente.

Segundo “Tuyula”, “todos os membros das ex-forças militares da UNITA integrados e patenteados nos órgãos da defesa nacional e segurança, isto é, nas FAA e na Polícia Nacional, devem estar na condição de oficiais à disposição para de forma legal abranger a reforma em curso nas forças armadas angolanas”.

As ordens visam também “evitar a todo o custo, inclusive os seus descendentes a ascenderem de patentes ou ocupar lugares de destaque, discriminá-los, desde os concursos de acesso á função pública, fazendo triagem na juventude desde as suas origens político-partidárias”.

“Se o partido no poder diz ser maioritário, que receio e medo tem de conviver e coexistir na diferença, com a força de oposição que dizem ser minoritário? Será que não acreditam na dita maioria, pois sabem como ela tenha surgido, e para perdura-la tem de se apostar em silenciar a oposição?”, interrogou.

XS
SM
MD
LG