Links de Acesso

MPLA e UNITA em braço-de-ferro sobre restos mortais de Savimbi


Jonas Savimbi foi morto em 2002
Jonas Savimbi foi morto em 2002

Dirigente do MPLA exige entrega de restos mortais de oficiais do Governo mortos pela UNITA no Uíge

O MPLA, no poder, em Angola e a UNITA, na oposição, estão num novo braço-de-ferro, alimentado pela disputa sobre a devolução dos restos mortais do fundador do partido “galo negro”, Jonas Savimbi, morto em 2002.

Braço de ferro UNITA/MPLA sobre restos mortais de Savimbi - 2:18
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:29 0:00

Depois de 16 anos sem responder aos reiterados pedidos da família do ex-líder rebelde, o partido no poder surge agora a exigir que, de igual forma, a UNITA devolva os corpos do militares do exército mortos em combate.

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva revelou à Rádio Comercial de Luanda, nesta terça-feira, 7, estar a fazer diligências junto do Presidente da República para que os restos mortais de Jonas Savimbi sejam entregues, satisfazendo o desejo da família que pretende realizar um “funeral condigno” na sua terra natal.

Entretanto, o membro do Bureau Político do MPLA, general Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, condicionou, numa recente declaração à imprensa, a entrega do corpo de Jonas Savimbi e de outros dirigentes do “galo negro”à devolução dos restos mortais dos oficiais do Governo que afirma terem sido assassinados pela UNITA na província do Uíge.

Para o analista João Lukombo Zatuzolaas declarações de Dino Matrosse são indicativas de que o Governo não está interessado em entregar os corpos dos dirigentes da UNITA.

Jonas Savimbi morreu em combate em 2002 e se estivesse vivo teria completado 84 anos nopassado dia 3 de Agosto.

XS
SM
MD
LG