Links de Acesso

Moçambique: Comerciantes querem maior integração na SADC


SADC vai ter cimeira no Maputo
SADC vai ter cimeira no Maputo
Comerciantes no Maputo querem que se intensifique a integração económica na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download


As pressões nesse sentido surgem na altura em que Maputo se prepara para acolher uma cimeira da SADC.

A cimeira número trinta e dois da organização regional vai decorrer sob o lema Corredores de Desenvolvimento: veículo para integração regional na SADC.

Segundo a diplomacia moçambicana, o lema escolhido mostra a relevância das infra-estruturas no processo de integração regional e enaltece os esforços empreendidos pela região nas áreas dos transportes e comunicações.

Para Moçambique, ainda está fresco na memória regional o facto de o País ter sido protagonista bastante activo nos primórdios da SADC, activismo que contribuiu significativamente para a institucionalização e viabilização dos corredores rodoviários e ferroviários de Limpopo, Beira e Nacala.

Mas o processo de integração regional está sendo muito criticado pela sociedade civil moçambicana por ainda não ter produzido benefícios além de isenção de vistos de viagens para diversos países da região.

A sociedade civil quer a eliminação de barreira aduaneiras para poder desenvolver o comércio.

A Associação dos micro-importadores informais queixa-se de perseguição dos seus membros nas fronteiras por autoridades aduaneiras, que procuram cobrar direitos a tudo o que entra no País.

Os micro-importadores dizem que o processo de integração regional ainda é uma miragem quando se trata de lidar com protocolo comercial de livre circulação de produtos na SADC. É que os moçambicanos dependem largamente da poderosa vizinha África do Sul em muitos produtos de primeira, como batata, cebola, ovos e tomate.

A importação destes produtos ainda não está isenta de pauta aduaneira, facto que encarece o custo de vida em Moçambique. Então, os micro-importadores querem aproveitar a cimeira da próxima semana para resolver o problemas com os líderes da região. Nesta cimeira está prevista a participação de todos os Chefes de Estado e de Governo da SADC, excepto de Madagascar suspenso da organização na sequência de mudanças inconstitucionais registadas naquele País.
XS
SM
MD
LG