Links de Acesso

Fonteira de Ressano Garcia aberta 24 horas por dia até 6 de Maio


O posto da fronteira de Ressano Garcia é o mais movimentado do País.

O posto da fronteira de Ressano Garcia, entre Moçambique e África do Sul, vai continuar a funcionar 24 horas por dia até 6 de Maio próximo.

Segundo o porta-voz das Alfândegas de Moçambique, Joel Guambe, depois da quadra festiva que termina a 12 deste mês, o posto fronteiriço manter-se-á aberto para o Campeonato Africano de Futebol a realizar-se na África do Sul até Fevereiro e a Páscoa.

As Alfândegas de Moçambique dirigem a operação Karibo que envolve a Polícia e a Migração para garantir maior tranquilidade dos viajantes que passam pelas fronteiras terrestres nacionais no período da quadra festiva. O posto da fronteira de Ressano Garcia é o mais movimentado do País.

“A fronteira de Ressano Garcia vai funcionar 24 horas por dia até 6 de Maio, mas a primeira fase termina a 12 de Janeiro. Depois vamos lidar com o pessoal que vai acompanhar o Campeonato Africano de Futebol na vizinha África do Sul. Temos informação de que há jogos interessantes que vão decorrer aqui perto em Nelspruit” – disse Joel Guambe, porta-voz das Alfândegas de Moçambique.

A maior vantagem desta medida para os moçambicanos é que mesmo depois da hora do expediente em Maputo, os amantes do chamado desporto rei podem viajar para cidade sul-africana de Nelspruit assistirem a um jogo de futebol durante o CAN (Campeonato Africano de Áfricano) e depois regressarem a Maputo para trabalharem no dia seguinte.

Fora de eventos especiais tais como quadra festiva ou Páscoa, a fronteira de Ressano Garcia abre as seis da manha e fecha à meia-noite.

Os serviços de migração dizem que os viajantes preferem usar a fronteira de Ressano Garcia. Segundo Humberto Cossa, da Migração, “os viajantes preferem passar pelo posto fronteiriço de Ressano Garcia, porque no posto de Namaacha eles são cobrados taxas do lado da Suazilândia”.

Desde o início da quadra festiva, mais de cem mil pessoas já passaram pela fronteira de Ressano Garcia para Moçambique e vice-versa ou seja para África do Sul.

Segundo Joel Guambe, desde o início da quadra festiva as alfândegas fizeram muitas apreensões de bebidas alcoólicas e de outro tipo de mercadorias.
XS
SM
MD
LG