Links de Acesso

Interrompido projecto da electrificação da sede do distrito de Machaze


Tudo esta parado devido ao medo da guerra

O projecto da electrificação da sede do distrito de Machaze, na província de Manica, centro de Moçambique, esta interrompido devido a insegurança causada por ataques dos homens armados da Renamo ao posto administrativo de Muxungue, ocorridos há cerca de duas semanas.

Segundo o Director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica, Olavo Deniasse, o projecto que começou em Dezembro ultimo devia terminar no terceiro trimestre deste ano.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
Faça o Download

Deniasse disse que faltam 40 quilómetros de um total de 70 para a colocação de postes de transporte de energia eléctrica para iluminar a sede distrital de Machaze.

O Director Provincial explicou que depois da longa mobilização de fundos para o projecto de electrificação das sedes dos distrito de Machaze, Tambara e Macossa, o governo acreditava que ate final do próximo ano os três distritos de Manica teriam energia eléctrica da rede nacional ou seja produzida pela barragem de Cahora Bassa.

Agora, tudo esta parado devido ao medo da guerra, ate porque a energia eléctrica para Machaze deve partir da sede distrital de Chibabava, cujo posto administrativo de Muxungue, foi o epicentro da insegurança que paralisou o projecto da electrificação de Machaze

Olavo Deniasse, o Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica preocupado com a insegurança instalada depois dos ataques de Muxungue por homens armados da Renamo.

A insegurança levou igualmente a transportadora sul-africana Intercape a interromper o transporte de passageiros de Maputo para a cidade da Beira e vice-versa, na sequência do ataque de um dos seus autocarros em Muxungue.

Uma fonte da empresa disse que as carreiras so vão ser retomadas depois de ter garantias de segurança na rota Maputo-Beira que passa por Muxungue.

Entretanto, o fim-de-semana foi marcado por manifestações nas capitais provinciais de repudio a guerra em Moçambique, apelando ao dialogo.
XS
SM
MD
LG