Links de Acesso

Moçambique: As Assimetrias de Desenvolvimento Regional


Cidade de Maputo, Moçambique
Cidade de Maputo, Moçambique

Um relatório sobre Moçambique, elaborado pela União Africana refere existirem certas regiões do país desfavorecidas pelo governo, confirmando afirmações de que o Sul, “bastião dos líderes da Frelimo”, tem estado a receber maior atenção e investimento por parte do Estado.

Este estudo, o primeiro desde sempre apresentado pela União Africana, foi coordenado pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil como parte de um projecto de pesquisa realizado em dez países de África.

O relatório refere que “a nível político e mesmo público tem havido muitas queixas de um desenvolvimento desigual entre as diferentes regiões do país”. Calton Cadeado, docente do Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique, acompanha de perto esta questão.

Para Cadeado, presentemente a fazer um mestrado na Brendeis University, nos EUA, as desigualdades de hoje correspondem a uma realidade em regime de mudança, num país perante uma rápida vaga desenvolvimento económico.

Sobre a desigualdade do desenvolvimento regional e corrupção, duas das vertentes destacadas no relatório da União Africana já aqui fizemos referência. Voltaremos amanhã com outro tema abordado no primeiro relatório sobre o Estado da União Africana sobre: a situação da mulher em Moçambique.

XS
SM
MD
LG