O antigo Presidente do Botsuana Ketumile Masire, segundo chefe de Estado do país após a independência e mediador de vários conflitos no continente africano, entre eles Moçambique, morreu aos 91 anos.
"Morreu na clínica Bokamoso (nordeste de Gaborone), rodeado pela família, às 22:10 de quinta-feira, 22. Agradecemos a todos pelas orações e mensagens de apoio neste momento difícil", indicou Fraser Tlhoiwe, secretária pessoal do antigo presidente, num comunicado divulgado nesta sexta-feira, 23.
Masire fora hospitalizado na quarta-feira para uma intervenção cirúrgica, desconhecendo-se mais pormenores, após o que ficou internado nos cuidados intensivos.
Ketumile Masire foi eleito para a presidência do Botsuana em 1980, após a morte do "pai" da independência do país, Seretse Khama, e foi sucessivamente reeleito, até que, em 1998, apresentou a demissão.
Os anos da sua presidência foram marcados por um período particularmente forte de crescimento económico e é considerado um dos principais arquitectos da estabilidade do país
Masire desempenhou um papel de pacificador na região, ao envolver-se nas negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Renamo, que culminaram, em 1992, com o fim de 16 anos de guerra civil.