Links de Acesso

Morreu Karl Lagerfeld


Karl Lagerfeld

"Eu sou como uma caricatura de mim próprio e gosto disso", descreveu-se o criativo e polémico Lagerfeld, que odiava Angela Merkel e que quase sempre se apresentava de óculos escuros e luvas.

Karl Otto Lagerfeld nasceu em Hamburgo a 10 de setembro de 1933 e morreu em Paris. Era director artístico da Chanel, tinha 85 anos.

A data de nascimento deu polémica. Entrevistado por uma televisão francesa, em fevereiro de 2009, Lagerfeld disse que "nasceu 1933 e não em 1938." Depois, em abril de 2013 disse ter nascido em 1935. O que levou a imprensa alemã a procurar pelo registo de nascimento. O ​registo de baptismo em Hamburgo deu-o como nascido em 1933.

O seu apelido era Lagerfeldt (com um T), mas mais tarde ele mudou para Lagerfeld, que como ele dizia "soa mais comercial".

Karl Lagerfeld
Karl Lagerfeld

Além de director criativo da Chanel e da casa de moda italiana Fendi, Lagerfeld dirigia a sua própria marca.

Em 1964, Lagerfeld começava a sua carreira na moda, como freelancer na casa de moda francesa Chloé.

Em 1970 iniciou uma colaboração para a Curiel. Anos depois surgiu a Fendi, onde entrou com um projecto. Na mesma época, também trabalhou como figurinista para produções teatrais.

Foi em 1983 que se tornou director artístico da Chanel, graças às suas coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios.

Desfiles de Karl Lagerfeld
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:09 0:00

Além do seu talento na moda, Karl também era conhecido pelo seu humor ácido. Em 2012, por exemplo, ao falar sobre a cantora Adele, ele disse: “Ela é um pouco gorda demais, mas tem um lindo rosto e uma voz divina”.

Nem Angela Merkel lhe escapou. No ano passado deu uma entrevista à revista francesa Le Point onde admitia renunciar à cidadania alemã, afirmando "odiar" a chanceler alemã por abrir o caminho para o ressurgimento do neonazismo com a sua política de imigrantes.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG