Links de Acesso

Foi o primeiro astronauta americano a viajar à orbita da terra.

O astronauta John Glenn, o primeiro a viajar na órbita da terra, morreu nesta quinta-feira, 8, aos 95 anos, nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro norte-americano a viajar na órbita da Terra.

O também antigo senador democrata, que foi ao espaço a bordo da cápsula "Friendship 7", em 1962, estava hospitalizado há pouco mais de uma semana, sem que tenha sido divulgada a causa de sua internação.

"John Glenn é, e sempre será, o último herói de Ohio, e sua passagem hoje é um momento de sofrimento para todos", disse o governador do estado de Ohio, John Kasich.

Nascido em 1921, Gleen (Cambridge, Ohio) era um dos astronautas mais celebrados nos Estados Unidos.

Glenn também serviu durante a Segunda Guerra Mundial e voou em 59 missões de combate.

Na Guerra da Coreia, também participou de 27 missões e, após o final do conflito, virou instrutor de voo no Texas.

John Glenn condecorado por Barack Obama
John Glenn condecorado por Barack Obama

Depois disso, em 1959, foi seleccionado pela Nasa para o Programa Mercury, o primeiro projecto tripulado da agência espacial.

John Glenn aposentou-se em 1964, dois anos após a viagem com a "Friendship 7", mas em 1998 voltou à viajar na órbita da Terra pela missão STS-95 Discovery, que durou nove dias.

Glenn foi senador pelo Estado de Ohio entre 1974 e 1999 e em 1984 tentou concorrer, sem sucesso, à Presidência dos Estados Unidos.

"O primeiro americano a orbitar a Terra nos lembrou que, com coragem e espírito de descobrimento, não há limite para os cumes que podemos alcançar juntos", afirmou hoje o presidente dos EUA, Barack Obama, em comunicado.

"Com a morte de John, nossa nação perde um ícone e Michelle e eu perdemos um amigo. (...) O último dos primeiros astronautas americanos nos deixa, mas impulsionados por seu exemplo sabemos que nosso futuro na Terra nos compele a seguir alcançando novos céus", acrescentou o Presidente americano.

Em 2012, Obama condecorou John Glenn com a Medalha da Liberdade, a máxima honra civil no país, por ter se transformado, com sua histórica carreira, "num herói em todos os sentidos".

XS
SM
MD
LG