Links de Acesso

Momed Ayoob Detido na Cadeia Central de Maputo


Momed Ayoob Detido na Cadeia Central de Maputo
Momed Ayoob Detido na Cadeia Central de Maputo

A operação da detenção envolveu a Polícia de Investigação Criminal e a Direcção Geral das Alfândegas, em colaboração com as autoridades policiais da Suazilândia

Maputo,15 Dez, 2010 - Encontra-se detido ma cadeia central de Maputo, o negociante moçambicano Momed Ayoob. A sua detenção verificou-se quando este entrava em território moçambicano através da fronteira de Goba, proveniente da Suazilândia, onde foi libertado sob fiança, depois de ter sido detido na posse de 2,6 milhões de dólares americanos não declarados às autoridades. Ayoob estava a caminho de Dubai, onde diz possuir família e negócios.

Na Suazilândia, o empresário moçambicano foi libertado sob fiança, estando à espera de julgamento por ter entregado com muito dinheiro não declarado, segundo as normas aduaneiras internacionais.
Em Moçambique, a operação da detenção do empresário envolveu a Polícia de Investigação Criminal e a Direcção Geral das Alfândegas, em colaboração com as autoridades policiais da Suazilândia.
Segundo fontes da Direcção Nacional da Polícia de Investigação Criminal, o empresário disse durante o interrogatório na Suazilândia que o dinheiro acumulou através de seus negócios em Moçambique. Momed Ayoob está envolvido em negócio de viaturas e possui lojas que vendem diversos artigos. Mas o polémico site internacional Wikileaks menciona Momed Ayoob como traficante de drogas, um negócio ilícito que segundo o mesmo site é dirigido por Momed Bachir Sulemane, considerado um dos cinco maiores traficantes de droga em África. Bachir foi colocado nesta categoria pelos Estados Unidos da América. Entretanto, a legislação moçambicana impõe a declaração de dinheiro que qualquer pessoa em viagem pretende levar ao exterior. Momed Ayoob ignorou tudo e foi detido na Suazilândia, tendo sido libertado sob caução Agora está detido em Moçambique pelo mesmo crime.

XS
SM
MD
LG