Links de Acesso

Caos nos transportes urbanos moçambicanos

  • Ramos Miguel

Analistas responsabilizam autoridades pela situação

A questão de transporte nos centros urbanos moçambicanos vem sendo negligenciada há vários anos e o analista Moisés Mabunda considera que "isso é consequência da nossa deficiente visão de desenvolvimento".

Especialistas dizem que a caótica situação que se vive no transporte urbano em Moçambique é consequência da deficiente visão de desenvolvimento das autoridades.

Transportes urbanos moçambicanos vão de mau a pior
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

Moisés Mabunda destaca que "desde os anos 70 que se vem alertando que haveria uma explosão na população urbana, mas nós fizemos muito pouco em termos de programar a expansão das cidades e o transporte urbano, sendo por isso que vemos camiões a transportar pessoas em vez de gado."

Para o analista Fernando Gonçalves, a situação é caótica porque o Estado abdicou das suas responsabilidades em matéria de transporte urbano, sobretudo porque o Governo, com a adopção do sistema de economia de mercado, acreditou que o sector privado iria resolver o problema do transporte urbano.

"Hoje o Governo está a ser alvo de chantagem pelos três sectores que existem na área dos transportes, incluíndo o público, porque sabem que o Executivo está fragilizado e vai deixar fazer aquilo que querem", afirma aquele analista.

O ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, diz que o Governo está a tentar mitigar esse sofrimento, através de investimentos no sector.

Refira-se que a questão do transporte urbano foi um dos assuntos dominantes na recente visita do Chefe de Estado moçambicano Filipe Nyusi, ao Japão.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG