Links de Acesso

Forças governamentais moçambicanas reivindicam destruição de base da Renamo


Em Moçambique forças governamentais reivindicam o desmantelamento, no fim de semana, da principal base da Renamo, na localidade de Napuco, posto administrativo de Cazuzo, distrito de Murrupula, em Nampula.

Forças governamentais moçambicanas reivindicam destruição de base da Renamo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00

A operação, segundo a polícia, resultou na apreensão de alguns materiais bélicos e bens alegadamente saqueados pelos guerrilheiros em diversas regiões da província.

O porta-voz da polícia de Nampula, Zacarias Nacute, enumerou, entre os bens apreendidos, 17 munições, diversos materiais de uso hospitalar e documentos de diversa natureza.

Neste momento, Nacute considera que a situacao é descrita como calma, pois os membros das Forcas de Defesa e Seguranca (FDS) estão no local.

O porta-voz da Polícia considerou que a base de Napuco era um ponto focal da concentração de homens armados da Renamo.

Nas confrontações entre os membros das FDS e os homens armados da Renamo, disse Nacute, não houve registo de perdas humanas, tendo os homens da Renamo fugido.

Entretanto, contactado pela VOA, Zacarias José , assistente do chefe da comissão política Renamo em Nampula, disse que o seu partido ouviu a notícia pela imprensa.

Ele adiantou que a Renamo desconhece a existência de qualquer base militar do partido em Murrupula e não deu detalhes, por se tratar de um assunto militae.

Importa referir que recentemente foi atacado um comboio do corredor logístico de Nacala«, no distrito de Malema, tendo a polícia atribuído a sua autoria aos homens da Renamo que, supostamente, estavam naquela base militar.

XS
SM
MD
LG