O primeiro-ministro moçambicano representará o país no terceiro Fórum de Cooperação Internacional no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota da China, que arrancou na terça-feira, 17, e decorre até o dia 23.
Adriano Maleiane também participará no Fórum de Negócios Moçambique China, em que empresários dos dois países vão procurar oportunidades de investimentonos respetivos mercados.
Entretanto, nesta quarta-feira, 18, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Manuel Gonçalves vai partilhar a experiência de Moçambique sobre o desenvolvimento verde.
“O desenvolvimento verde é olhar para a parte climática. Como podemos aliar o desenvolvimento económico, vez a vez protegermos o meio ambiente. Moçambique tem uma larga experiência em torno disso, sobretudo, ligado às mudanças climáticas. O nosso país tem sido fustigado pelas calamidades naturais, praticamente todos os anos, e tem sabido fazer face a essas calamidades naturais", afirmou Gonçalves, citado pela rádio pública.
O terceiro fórum Cinturão e Rota é uma iniciativa do Governo chinês virada para construção de infra-estruturas de cooperação internacional, com destaque para estradas, pontes, linhas férreas, portos ligando Ásia África e América.
No evento, participam cerca de 140 países entre chefes de Estado e de Governo.
Fórum