Links de Acesso

Ministro moçambicano pede ajuda do Banco Mundial na mobilização de recursos


Sede do Banco Mundial em Washington DC, Estados Unidos
Sede do Banco Mundial em Washington DC, Estados Unidos

Ministro das Finanças e Economia, Maz Tonela, encontrou-se comno o vice-presidente do BM para a África Oriental e Austral, Hafez Ghanem

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique pediu um “maior apoio” do Banco Mundial (BM) face à “magnitude” das reformas que o país deve emprender com vista à transformação macroeconómica que o Governo quer empreender.

“Gostaríamos de ter maior apoio do Banco Mundial na mobilização de recursos”, afirmou Max Tonela, num encontro em Washington nesta terça-feira, 19, com o vice-presidente para a África Oriental e Austral, Hafez Ghanem.

O ministro sustentou que Moçambique tem enfrentado vários desafios, que resultam, principalmente, “de choques associados às mudanças climáticas, pandemia da covid-19, acções terroristas no norte do país e agora as incertezas geradas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia”, mas tem registado progressos no combate ao “terrorismo”.

No encontro, Tonela destacou o combate bem sucedido na luta contra a covid-19 e que, por isso, o Governo tem estado a aliviar as restrições, o que vai ajudar na retoma económica, que, ainda segundo o governante moçambicano, será estimulada pelo programa de reformas macroeconómicas e estruturais assinado recentemente entre Maputo e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O programa tem como objectivo apoiar os esforços do Governo visando a implementação de reformas focadas na aceleração da recuperação económica, aprofundamento da estabilidade macroeconómica, no médio e longo prazos, e reforço de acções destinadas à promoção da governação, transparência e combate à corrupção”, disse Max Tonela, destacando ainda as medidas de políticas viradas à expansão da base fiscal e reforço da gestão de finanças públicas.

O programa que tem a duração de três anos deve começar a ser implementado em Junho, após a aprovação pelo Conselho de Directores da organização.

XS
SM
MD
LG