Links de Acesso

Ministro angolano procura compradores de dívida


Archer Mangueira

O ministro das finanças de Angola, Archer Mangueira está a partir de Segunda-feira em Nova Yorque para tentar atrair investidores a comprarem divida pública do governo angolano a ser emitida em moeda estrangeira.

Angola deverá emitir pelo menos 2.000 milhões de dólares em “Eurobonds” para tentar aliviar a sua crise financeira e cambial.

Segundo dados oficiais a dívida externa atingiu o ano passado 62,8% do Produto Interno Bruto e o rácio do serviço da dívida para o rendimento fiscal do Governo era no final do ano passado de 89,4 por cento colocado enormes dificuldades ao governo em obter rendimentos para aplicar o seu programa

Ainda em Washington Mangueira mostrou-se optimista de que Angola poderá obter esse financiamento sublinhando que “os títulos da primeira emissão (de Eurobonds) realizada em 2015 estão a ser transaccionados no mercado secundário com “yields”, que denotam a confiança dos investidores”.

“As cotações registaram no início deste ano níveis abaixo de 7% face aos 9,5% iniciais”, acrescentou o ministro que reconheceu, no entanto, que esse tacto pode estar ligado a melhores preços do petróleo.

Contudo, Mangueira conclui dizendo acreditar que isso se deve também às iniciativas que o Governo angolano está a levar a cabo “para tornar o país mais atraente ao investimento directo estrangeiro”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG