Links de Acesso

Ministério Público turco pede prisão de dois próximos do príncipe saudita


Mohammed bin Salman
Mohammed bin Salman

Eles são acusados de planearem o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi

O Procurador-Geral de Istambul emitiu mandados de prisão nesta quarta-feira, 5, contra um importante assessor do príncipe herdeiro da Arábia Saudita e o vice-chefe de inteligência externa do Reino devido à suspeita de que teriam planeado o assassinato de Jamal Khashoggi.

A Procuradoria concluiu haver “forte suspeita” de que Saud al-Qahtani e o general Ahmed al-Asiri, que foram removidos dos seus cargos em Outubro, estão entre os responsáveis pelo assassinato cometido a 2 de Outubro dentro do consulado saudita em Istambul, disseram as autoridades.

“A decisão da Procuradoria de emitir mandados de prisão contra Asiri e Qahtani reflete a visão de que autoridades sauditas não tomarão ações formais contra estes indivíduos”, adiantou uma das autoridades turcas à imprensa sob anonimato.

Os mandados também são emitidos um dia depois que senadores dos Estados Unidos disseram ter mais certeza do que nunca de que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, é responsável pelo assassinato de Khashoggi, depois de receberem um relatório da CIA sobre a questão.

Tanto republicanos como democratas fizeram algumas de suas acusações mais fortes até o momento e disseram que ainda querem aprovar uma legislação para enviar à Arábia Saudita a mensagem de que os Estados Unidos repudiam a morte de Khashoggi, um colunista do jornal Washington Post.

Entretanto, o presidente Donald Trump e alguns republicanos têm afirmado que Washington não deve adoptar acções que ameacem o seu relacionamento com Riad, por ser um importante contrapeso para o Irão no Oriente Médio.

XS
SM
MD
LG