Links de Acesso

Mike Pompeo em Tóquio para preparar nova cimeira EUA/ Coreia do Norte


Secretário de Estado americano Mike Pompeo, esq., com primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em Tóquio. 6 Outubro, 2018.

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, declarou neste sábado, 6 de Outubro, em Tóquio, que espera acelerar a organização de uma segunda cimeira entre Kim Jong Un e Donald Trump.

Pompeo chegou a Tóquio, a primeira etapa de um périplo que o levará a Pyongyang pela quarta vez, num momento em que um possível acordo histórico entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte parece tomar forma.

Durante o encontro com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, Mike Pompeo disse que os Estados Unidos e o Japão têm uma "visão totalmente coordenada e unida sobre como proceder, o que será necessário se quisermos desnuclearizar a Coreia do Norte".

O Japão é historicamente a favor de uma linha dura sobre a Coreia do Norte e insiste em manter a pressão sobre o regime norte-coreano, que disparou, em várias ocasiões, mísseis sobre o território japonês e ameaçou exterminá-lo.

Para o chefe da diplomacia americana, é importante que Washington e Tóquio estejam "totalmente sincronizados" antes do seu encontro com Kim Jong Un.

Abe, por sua vez, pediu "coordenação" entre os dois aliados. Mike Pompeo também disse que discutiria em Pyongyang a questão do sequestro de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos décadas atrás, um assunto que continua muito sensível no Japão.

Falando a repórteres no seu avião a caminho do Japão, Pompeo explicou que seu o objectivo era "construir confiança suficiente" com a Coreia do Norte para avançar em direcção à paz.

Estados Unidos e Coreia do Norte tentam preparar nova cimeira
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG