Links de Acesso

Estados Unidos põem termo a tratado de amizade com o Irão de 1955


Mike Pompeo fez o anúncio hoje

Secretário de Estado afirma que decisão chegar com 39 anos de atraso

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, responsabilizou o Irão nesta quarta-feira, 3, por ameaças sofridas por missões dos Estados Unidos no Iraque e disse que Washington pôs fim hoje ao tratado de amizade com Teerã assinado em 1955.

Pompeo respondia a jornalistas depois da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, da ONU, que ordenou os Estados Unidos a garantirem que as sanções impostas ao Irão não afectem o auxílio humanitário ou a segurança da aviação civil no país.

O Tribunal concluiu que a compra de material médico, medicamentos, alimentos, produtos agrícolas, peças para garantir a segurança da aviação civil e bens com fins humanitários por parte do Irão são direitos que não podem ser afectados.

Entretanto, Teerão recorreu ao tribunal com base no tratado de amizade que Pompeo disse ter sido desfeito, hoje, com 39 anos de atraso, em referência à Revolução Islâmica de 1979.

“Nossos dados de inteligência nesse sentido são sólidos. Podemos ver a mão do aiatolá e de seus capangas a apoiar esses ataques contra os Estados Unidos", reiterou Pompeo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG