Links de Acesso

Mike Pence avisa Coreia do Norte para não testar determinação dos EUA


Mike Pence e o Presidente sul-coreano em exercício Hwang Kyo-ahn
Mike Pence e o Presidente sul-coreano em exercício Hwang Kyo-ahn

Vice-presidente americano visita fronteira entre as duas Coreias

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, alertou a Coreia do Norte nesta segunda-feira, 17, que nem seu país nem a Coreia do Sul irão tolerar novos testes nucleares e de mísseis do regime norte-coreano, e que os ataques na Síria e no Afeganistão mostraram a determinação do seu país.

Um dia após um teste de míssil norte-coreano fracassado e dois dias depois de uma grande exibição de mísseis de Pyongyang, Pence e o presidente interino sul-coreano, Hwang Kyo-ahn, também disseram que irão fortalecer as defesas contra a Coreia do Norte adiantando a instalação do sistema de defesa antimísseis Thaad.

Pence realiza a sua primeira parada de uma visita a quatro nações da Ásia concebida para mostrar aos aliados norte-americanos, e lembrar seus adversários, que o Governo do Presidente Donald Trump não irá dar costas à região cada vez mais volátil.

"Só nas últimas duas semanas o mundo testemunhou a força e a determinação de nosso novo Presidente em acções realizadas na Síria e no Afeganistão. A Coreia do Norte faria bem de não testar a sua determinação ou o poderio das Forças Armadas dos Estados Unidos nesta região", alertou Pence.

A agência de notícias norte-coreana KCNA publicou hoje uma carta do líder do país, Kim Jong Un, ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, celebrando o 70º aniversário da independência da Síria.

"Volto a expressar um apoio e uma aliança fortes com o Governo sírio e o seu povo por seu trabalho de justiça, condenando o acto violento e invasivo recente dos Estados Unidos contra seu país", disse Kim.

XS
SM
MD
LG