Links de Acesso

Messi, o melhor do mundo pela sétima vez em noite de homenagem ao "Rei" Pelé


Leonel Messi, ganha o The Best da Fifa
Leonel Messi, ganha o The Best da Fifa

O argentino Leonel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela sétima vez, um recorde absoluto, ao vencer o prémio The Best nesta segunda-feira, 27, em Zurique, na Suíca.

A cerimónia de entrega dos prémios foi, no entanto, dominada nos primeiros 20 minutos por homenagens a Pelé, que morreu há alguns meses.

A viúva do "Rei do Futebol, Márcia Aoki, esteve na cerimónia e recebeu um troféu do brasileiro Ronaldo Fenómeno.

"Deus nos deu o Edson, Edson nos deu Pelé, e o mundo recebeu os dois muito bem", afirmou Aoki .

Antes, coube a Ronaldo Fenómeno referir-se a Pelé.

"Quando eu lembro do Pelé, eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que serviu de inspiração para mim e para todo mundo do futebol. Esse legado será eterno. Descanse em paz, meu amigo", afirmou.

Ao receber o prémio The Best, Messi reconhecer que, este ano, para ele, foi uma loucura, mas conseguiu alcançar o sonho de ser "campeão do mundo depois de tanta luta, tanta busca e tanta insistência".

"É um prazer voltara estar entre os três nomeados e ao lado do Benzema e Mbappé. Foi um ano grande e é uma honra para mim estar na gala e ser o vencedo do prémio. Estou aqui com o meu companhero Dibu [Emiliano Martínez] e o Scaloni [selecionador], que estamos em representação da Argentina. Quero agradecer a todos os meus companheiros de seleção. Este trofeu é o reconhecimento a todo um grupo", afirmou o argentino.

Em segundo lugar, ficou Karim Benzema (Real Madrid e França) e, em terceiro, Kylian Mbappé (PSG e França).

O selecionador argentino Leonel Scaloni foi eleito o técnico do ano no futebol masculino.

Para completar o triunvirado argentino, o guarda-redes do Aston Villa e da selecção campeã do mundo, Emiliano Martínez, levou o prémio na sua categoria.

No futebol ferminino, a melhor jogadora, pelo segundo ano consecutivo, foi a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, que bater a concorrência de Beth Mead e Alex Morgan.

Lista dos demais vencedores:

FIFA Fair Play: Luka Lochoshvili (Geórgia, Cremonese)
FIFA Fan Award: adeptos da selecção da Argentina
Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (Países Baixos, seleccionadora da Inglaterra)
Melhor guarda-redes do mundo: Mary Earps (Inglaterra, Manchester United)
Prémio Puskás (golo mais bonito): Marcin Oleksy (Polónia, Warta Poznan)
Onze Feminino do ano: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.
Onze Masculino do ano: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.

Fórum

XS
SM
MD
LG