Links de Acesso

Médio Oriente: Potenciais imigrantes usam o Facebook para encontrar traficantes de seres humanos


Imigrantes sírios, Hungria
Imigrantes sírios, Hungria

Pessoas que querem fugir da guerra no Médio Oriente estão a usar o Facebook como ferramenta para encontrar traficantes de seres humanos, na esperança de conseguir uma vida melhor na Europa, noticia a Reuters.

O Facebook e outras redes sociais que já foram usadas na chamada Primavera Árabe agora hospedam serviços de informação para os que desejam escapar da guerra civil da Síria e outros conflitos da região.

Nelas os refugiados encontram muito do que precisam saber, como preços, taxas e valores a pagar na viagem, que inclui riscos como morrer afogado no mar ou sufocado num camião.

Além disso, aplicativos como WhatsApp e Viber os ajudam na rota para contactar traficantes, amigos e família, enquanto o mapeamento na internet garante que eles não se percam.

O Facebook guia os refugiados antes de deixarem a Síria, disse, à Reuters, Muhammed Salih Ali, líder da Associação de Solidariedade para Refugiados Sírios, em Izmir, distrito de Basmane, Turquia.

A Reuters acrescenta que uma viagem de Istambul para a Alemanha custa seis mil euros, de acordo com um anúncio no Facebook.

XS
SM
MD
LG