Links de Acesso

MCC aloca 10 milhões de dólares para a preparação de um programa de desenvolvimento em Moçambique


Fatema Z. Sumar e  Max Tonela

O Millenium Challenge Corporation (MCC) vai alocar 10 milhões de dólares ao processo de preparação do Compacto II, um programa de desenvolvimento focado na agricultura comercial, conectividade e transporte rural, gestão do clima e desenvolvimento costeiro em Moçambique.

MCC vai apoiar agricultura em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:52 0:00

O acordo para o efeito foi assinado, na quarta-feira (20), em Washington DC, por Fatema Sumar, vice-presidente do MCC; e Max Tonela, ministro da Economia e Finanças de Moçambique.

Na ocasião, tal como indica uma nota do ministério moçambicano da Economia, Sumar disse que o financiamento permitirá que as duas partes identifiquem “projectos de investimento para reduzir a pobreza e estimular o crescimento económico inclusivo e sustentável e o investimento do sector privado”.

E Tonela reiterou “o compromisso do Governo de Moçambique no reforço da capacidade das instituições e na adopção de políticas económicas e reformas fiscais sólidas para o desenvolvimento social e económico”.

Consta que o Compacto II terá abrangência nacional, mas com foco na província da Zambézia.

Espera-se que o Acordo do Compacto II seja assinado em Julho do próximo ano, devendo ter uma duração de cinco anos.

De recordar que, entre 2009 e 2014, Moçambique beneficiou do primeiro programa compacto da MCC, agência de assistência externa dos EUA, que contribui na luta contra a pobreza global.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG