Links de Acesso

Publicitário do MPLA e do PT detido em Curitiba


North Korean leader Kim Jong Un, center top, is surrounded by his security guards upon his arrival for a meeting with South Korean President Moon Jae-in at the North Korean side of Panmunjom in the Demilitarized Zone, April 27, 2018.
North Korean leader Kim Jong Un, center top, is surrounded by his security guards upon his arrival for a meeting with South Korean President Moon Jae-in at the North Korean side of Panmunjom in the Demilitarized Zone, April 27, 2018.

João Santana é suspeito de ter recebido pagamentos milionários ilegais no exterior provenientes da Lava Jato.

O publicitário João Santana, que dirigiu a campanha do Presidente angolano em 2012, foi levado esta terça-feira, de São Paulo, proveniente da República Dominicana, pela Polícia Federal(PF) para Curitiba, onde ficará preso como parte da operação Lava Jato.

Santana, que trabalhou nas duas campanhas da Presidente Dilma Rousseff e na reeleição do ex-Presidente Lula da Silva, teve mandado de prisão expedido como parte da 23ª fase da Lava Jato, deflagrada na segunda-feira, por suspeita de ter recebido pagamentos milionários ilegais no exterior provenientes do esquema de corrupção na Petrobras por serviços prestados para campanhas eleitorais do PT no Brasil.

A mulher do publicitário, Mônica Moura, que também teve mandado de prisão expedido, também foi levada pela PF para o Paraná.

De acordo com a acusação do Ministério Público Federal, Santana recebeu 7,5 milhões de dólares fora do país por parte da empreiteira Odebrecht e do operador financeiro do esquema de corrupção na Petrobras Zwi Skornicki.

O Ministério Público diz que há evidências de que a Odebrecht transferiu 3 milhões de dólares entre Abril de 2012 e Março de 2013 para uma conta não declarada no exterior de Santana e da mulher, enquanto Skornicki efetuou transferência no exterior de pelo menos 4,5 milhões de dólares entre Setembro de 2013 e Novembro de 2014 para os publicitários, que à época eram responsáveis pelo marketing de campanhas eleitorais do PT.

Santana dirigiu a campanha do MPLA e do Presidente José Eduardo dos Santos em 2012, que, segundo dados oficiais, foi orçada em 20 milhões de dólares.

O publicitário foi investigado também, no passado, por suspeita de branqueamento de capitais, numa operação de transferência de17 milhões de dólares de Angola para o Brasil.

A Polícia Federal suspeitava que o dinheiro teria sido pago por empresas brasileiras que actuam em Angola, numa forma indirecta do PT pagar o seus serviços.

XS
SM
MD
LG