Links de Acesso

Marido de Valentina Guebuza condenado a 24 anos de prisão


Zófimo Muiuane, no primeiro dia de julgamento

Zófimo Muiane foi considerado responsável pelo assassinato da filha do antigo Presidente moçambicano

Zófimo Muiuane, marido de Valentina Guebuza, filha do antigo Presidente moçambicano Armando Guebuza, foi condenado nesta terça-feira, 23, a 24 anos de prisão maior e a uma multa de 50 milhões de meticais, por homicídio qualificado, falsificação de documentos, armas proibidas e violência psicológica.

Zófimo Muiane declarou-se inocente, alegando que Valentina Guebuza perdeu a vida durante uma disputa pela pistola que a vítima terá arrancado da cintura do marido para o expulsar de casa sob ameaça.

Ao citar resultados do relatório da perícia, a juíza afastou a possibilidade de o tiro ter sido efectuado numa disputa, considerando que Valentina Guebuza não tinha treinamento e nem postura física para lutar com o seu marido.

O advogado de Zófimo Muiane, Amadeu Uqueio, disse aos jornalistas que a defesa vai recorrer do acórdão, considerando que houve "muita pressa" por parte do tribunal para o encerramento do caso.

Por seu turno, os advogados da família Guebuza manifestaram-se satisfeitos, mas lembraram que "a vida não pode ser substituída".

Valentina Guebuza foi assassinada a 14 de Dezembro de 2016, na residência do casal, numa das zonas nobres da cidade de Maputo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG