Links de Acesso

Marcelo Rebelo de Sousa reeleito Presidente de Portugal na primeira volta


Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal (Foto de Arquivo)

Projecções indicam que socialista Ana Gomes e André Ventura, da extrema direita, lutam pela segunda posição

O Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito no cargo neste domingo, na primeira volta das eleições, de acordo com projecções divulgadas pela imprensa.

Uma projecção da Universidade Católica, feita para a RTP e Universidade Católica, aponta que Rebelo de Sousa obterá entre 57% e 62% dos votos, enquanto outra feita pela ICS/ISCTE/GFK Metris, para a SIC Notícia aponta para uma vitória entre 55,5% e 60,5% dos votos.

As mesmas sondagens indicam que a socialista Ana Gomes, que concorreu sem o apoio formal do Partido Socialista, é a segunda mais votada, com 13% a 16 por cento dos votos.

Em terceiro lugar, surge o candidato da extrema direita André Ventura, do partido Chega, que pode conseguir até 12 por cento dos votos.

Entretanto, analistas consideram que não se pode garantir que Gomes superará Ventura e que é melhor esperar a contagem dos resultados.

Outros quatro concorrentes não devem chegar aos quatro por cento dos votos.

Numa primeira reacção, quando questionado por jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ser cedo para comentar os resultados.

"Só estou convencido quando vir os resultados finais", disse aos jornalistas à porta de casa em Cascais, adiantando: "Esperem um bocadinho mais para terem o retrato final".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG