Links de Acesso

Manifestações previstas para sábado no Zaire e em Luanda


No Zaire, sectores da sociedade civil querem a exoneração do governador e na capital o protesto é contra as execuções sumárias

Duas manifestações estão marcadas para este sábado em Luanda e na província do Zaire.

Manifestações marcadas para Luanda e Zaire -2:25
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:25 0:00

Na capital de Angola, o Observatório para Coesão Social e Justiça em Angola manifesta-se contra o aumento e a banalização da criminalidade no país.

No Zaire, o protesto visa exigir a demissão do governador provincial Juanes André, que certos sectores da sociedade civil acusam de má gestão e nepotismo.

Os dois protestos têm o apoio do auto-denominado Movimento Revolucionário, os conhecidos “revus”.

Um membro do grupo, o activista Emiliano Catombela diz ter assistido a diversas execuções extrajudiciais de jovens confundidos por marginais nos bairros de Luanda e, por isso, vai participar da manifestação prevista para sábado, 16, organizada pelo Observatório para Coesão Social e Justiça, que pretende repudiar a banalização da criminalidade em Angola assim como condenar matanças no país.

“Nós recolhemos no ano passado diversos casos de morte de jovens e muitos deles foram tidos como marginais mas não são”, explica Catombela.

Outra manifestação deste sábado vai ser realizada por cidadãos da província do Zaire para exigir a demissão do governador provincial do Zaire, Juanes André.

“O governador gere a província com actos de corrupção, nepotismo e muito mais, se não for exonerado agora nós vamos continuar com protestos”, prometeu aquele activista.

Várias manifestações têm sido organizadas nos últimos dias para exigir a exoneração de diversos governantes alegadamente por corrupção e má gestão.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG