Links de Acesso

Trabalho voluntário assinalou os 93 anos de Mandela


Crianças visitaram Nelson Nandela na sua casa para lhe cantar os parabéns.
Crianças visitaram Nelson Nandela na sua casa para lhe cantar os parabéns.

Foi há dois anos que a ONU declarou o dia 18 de Julho Dia Nelson Mandela

Votos de parabéns provenientes de todo o mundo e da África do Sul inundaram a residência de Nelson Mandela por ocasião dos seus 93 anos que hoje celebrou. Milhares de sul-africanos ofereceram o seu trabalho voluntário neste dia especial.

A maior parte das escolas na África do Sul começaram o seu dia entoando uma cantiga especialmente composta para desejar parabéns a Mandela.

Crianças nas escolas prepararam cartões desejando ao primeiro presidente negro sul-africano um feliz aniversário, uma data que Nelson Mandela está a celebrar com familiares seus, em Qunu, a sua terra natal, no Cabo Oriental.

Foi há dois anos que a ONU declarou o dia 18 de Julho Dia Nelson Mandela, honrando o homem que passou perto de três décadas na cadeia na sua luta para pôr fim a uma sociedade dividida racialmente, liderando o seu país em direcção à democracia.

Mandela tem pedido para que as pessoas não celebrarem o seu aniversário com festas, mas que dedicassem 67 minutos do seu dia ajudando os menos afortunados das suas comunidades. O número 67 representa os 67 anos de serviço público prestado por Mandela. O presidente Jacob Zuma visitou Nelson Mandela na sua residência para lhe mostrar uma maquete da futura Ponte Nelson Mandela, que vai ser construída entre a sua terra natal e outras 20 aldeias ligando-as a uma das principais auto-estradas da África do Sul.

Em Washington, presidente Barack Obama emitiu um comunicado a propósito do aniversário do primeiro presidente negro da África do Sul, qualificando Nelson Mandela como “um farol para a comunidade global e para todos os que trabalham em prol da democracia, justiça e reconciliação”.

XS
SM
MD
LG