A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou nesta segunda-feira, 9, a veracidade de uma conversa tornado pública na qual o seu autor diz, via rádio, "manda esse lixo janela abaixo" em referência ao antigo Presidente Lula da Silva.
A afirmação foi captada na comunicação com o avião que levava Lula de São Paulo para Curitiba na noite de sábado, 7, a fim de começar a cumprir a pena de prisão de 12 anos e um mês.
“Os dois áudios recentes envolvendo comunicações aeronáuticas e contendo comentários externos são verdadeiros", diz um comunicado da FAB, que esclarece queas referências a Lula "não foram emitidas por controladores de voo".
A intromissão pode eventualmente configurar crime ou infracção administrativa, prevista no Código Brasileiro da Aeronáutica, que regulamenta o tráfego aéreo do país.
"Manda esse lixo janela abaixo", foi proferida por uma voz não identificada na frequência de rádio, que é repreendida por outras duas pessoas, uma das quais se identifica como da torre de controloBacacheri.
Especialistas aeronáuticos ouvidos pelo portal da Globo acreditam ser difícil a Aeronáutica conseguir descobrir de onde partiu a interferência à frequência de rádio usada pela torre de controlo, possivelmente a torre de controle de Bacacheri.
Na conversa é possível ouvir um piloto pedindo "o respeito ao trabalho" para outras pessoas que estão interferindo na comunicação, tendo o intruso respondido: "Eu respeito, mas manda este lixo janela abaixo aí".