Links de Acesso

Tropas francesas e malianas repelem ataque contra Timbuktu


Militar francês no Mali
Militar francês no Mali

Uma dezena de guerrilheiros islamitas mortos

Um bombista suicida fez-se explodir na cidade maliana de Timbuktu o que causou pelo menos dois mortos, um dos quais um militar maliano.

A França indicou que cerca de uma dezena de guerrilheiros islamitas foram mortos quando as tropas francesas e malianas repeliram um ataque contra a cidade de Timbuktu.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:22 0:00
Faça o Download

Um porta-voz do exército francês indicou em Paris que dois soldados malianos ficaram ligeiramente feridos num confronto durante a noite passada.

Residentes de Timbuktu indicaram ter escutado, durante a noite, varias horas de tiroteio e terem visto aparelhos franceses a sobrevoar a área.

Os moradores de Timbuktu indicaram que uma explosão assolou a localidade durante a noite passada, explosão proveniente de uma viatura nas proximidades do aeroporto onde se encontram estacionadas tropas francesas e malianas.

O porta-voz do exercito maliano o tenente-coronel Diarran Kone indicou à Voz da América que o atentado parece ter sido parte de um ataque mais amplo.

Kone refere que os autores eram terroristas que desejavam infiltrar-se na área, mas as tropas francesas e malianas conseguiram repelir os atacantes.

Os residentes de Timbuktu indicaram à Voz da America terem escutado tiroteio por volta das 11 da noite de quarta-feira, que continuou até a madrugada.

O residente que se identificou apenas pelo último nome OUMAR, indicou pelo telefone ter escutado o som de uma explosão seguido de tiroteio, incluindo de armas pesadas, proveniente da região do aeroporto.

Oumar precisou ter escutado aviões franceses sobrevoando a área até ao nascer do dia.

Tropas francesas, malianas e chadianas combatem, há cerca de dez semanas, militantes islamitas ligados à al-Qaida no do Mali.

A França interveio após os militantes, que tinham assumido controle da região em Abril passado, tentaram movimentar-se em Janeiro para a capital, Bamako.
XS
SM
MD
LG