Links de Acesso

Malanje: Presos queixam-se de atrasos na sua libertação


Rafael Massange Savimbi

Delegação da UNITA visitou prisão da Damba

Quinze detidos com excesso de prisão preventiva encontram-se no estabelecimento Prisional da Damba em Malanje.

A reclamação foi apresentada pelo conselho de reclusos aos deputados da UNITA à assembleia Nacional, Rafael Massanga Savimbi e Alicerce Mango.

José Adriano Pedro, um dos reclusos que aguarda pela liberdade condicional, culpou o Tribunal Supremo por atrasos burocráticos que impedem os reclusos de usufruírem da liberdade condicional.

Por outro lado, pediu a ajuda dos deputados da UNITA.

“Acerca do processo da amnistia de 2015, disseram que alguns poderiam beneficiar da redução de pena, esses documentos também têm dificultado”, denunciou.

As aulas na unidade carcerária não iniciaram neste ano lectivo por falta de material didático reclamou a população penal que carece também de meios para os serviços de saúde, agricultura e ocupação dos tempos livres.

O director do Estabelecimento Prisional da Damba, intendente prisional Pedro Bernardo Sampaio, referiu que a produção agrícola pode minimizar os constrangimentos ligados com a logística.

“A alimentação mantém-se, mas temos dificuldades nos transportes, de meios agrícolas para conseguirmos fomentar a agricultura, (porque) a Damba é um campo produtivo, precisamos de catapultar para mais outras culturas”, disse o responsável, para quem “se bem que já estamos a fazer algumas hortícolas, temos também frutícolas, precisamos fazer ainda mais”.

Presos em Malanje aguardam pela liberdade -2:31
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

O deputado da bancada parlamentar da UNITA, Rafael Massanga Savimbi, que prometeu encaminhar as reclamações da população penal para tratamento célere, mostrou-se preocupado com a via de acesso entre a cadeia e a estrada nacional 230 no município de Mucari.

“Nós pensamos que essas situações são muito preocupantes”, resumiu Savimbi.

O Estabelecimento Penitenciário da Damba situa-se na comuna de Catala, município de Mucari, a cerca de 80 quilómetros a leste da cidade de Malanje.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG