O Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) iniciou quarta-feira, 10, a asfaltagem da Estrada Nacional 170, no corredor entre Malanje, Kambundi-Katembo, Luquembo e Quirima ao sul da região, no âmbito do programa nacional de recuperação de rodovias nacionais e terciárias.
O auto de consignação da empreitada de 330 quilómetros avaliada em cerca de oito mil milhões de Kwanzas aconteceu na localidade de Mussolo (Kambundi-Katembo) entre o Ministério da Construção, o Governo de Malanje e a empreiteira Engevia.
Nos próximos 24 meses será asfaltado o eixo Caculama-Talamungongo-Kitapa, numa extensão de 200 quilómetros e com todos os serviços incluindo sinalização, recuperação de pontes e passagens hídricas.
O director-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) António Resende precisou que a cerimónia de Malanje visou apresentar as empresas que substituíram as incapacitadas desde os últimos quatro anos e o reinício das empreitadas.
“Nós, ao nível da província de Malanje, temos 700 quilómetros já executados que devem sofrer uma intervenção de conservação e manutenção”, esclareceu, acrescentando que em todas as províncias “há um trabalho de conservação de forma intensa, procurando eliminar aqueles pontos mais críticos”.
António Resende disse estar em curso “um trabalho mais cuidadoso e que dá uma atenção maior no troço Malanje-Saurimo porque a estrada já estava com uma degradação muito acentuada”.
A Estrada Nacional 230 necessita de intervenção para devolver segurança ao tráfego, em que “Maria Teresa também é um dos troços que nós estamos a intervencionar, hoje já se circula melhor e na continuidade temos o troço Maria Teresa-Dondo”.
A conservação e a manutenção das estradas da zona urbana de Luanda e outras do país estão contempladas no programa nacional de construção e recuperação de infra-estruturas rodoviárias.