Links de Acesso

Malásia: Aos 92 anos, antigo primeiro-ministro vence eleições e retorna ao poder


Mahathir Mohamad
Mahathir Mohamad

Mahathir e sua coligação Aliança da Esperança derrubaram a Frente Nacional, partido que governou a Malásia desde que se tornou independente em 1957.

O ex-primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, de 92 anos, surpreendeu o mundo ao sair da reforma para vencer as eleições parlamentares de quarta-feira.

Mahathir e sua coligação Aliança da Esperança derrubaram a Frente Nacional, partido que governou a Malásia desde que se tornou independente em 1957.

O primeiro-ministro Najib Razak admitiu a derrota na quinta-feira, dizendo que ele e seus colegas "aceitam o veredicto do povo".

Mahatir aguarda tomada de posse...

Najib disse que nenhum partido conseguiu a maioria dos assentos e que caberia ao rei do país nomear o próximo primeiro-ministro.

Numa conferência de imprensa, Mahathir disse que esperava ser empossado a qualquer momento.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, felicitou o povo malaio pela participação na votação, dizendo que todos os partidos e fundos "realizaram o processo eleitoral em grande número pacificamente e com grande entusiasmo".

Especialistas esperavam a derrota da Frente Nacional no voto popular, e que poderia continuar a controlar o parlamento após a redefinição do mapa eleitoral do país.

...e restaurar a lei e ordem

Najib tem sido criticado pela imposição de um imposto sobre vendas que afecta principalmente os pobres das áreas rurais, e um escândalo de corrupção no qual bilhões de dólares foram supostamente roubados de um fundo de investimento estatal que ele supervisionou.

Najib nega qualquer irregularidade. Mahathir disse que não procura "vingança" contra seus oponentes políticos, mas prometeu restaurar a lei e a ordem.

Mahathir governou a Malásia entre 1981 e 2003. Acredita-se que ele tenha construído uma economia próspera no país.

Mas muitos malaios ainda têm más recordações do seu tratamento severo aos opositores políticos e bloqueio da liberdade de expressão

XS
SM
MD
LG