Links de Acesso

Maioria de americanos quer que Trump seja afastado imediatamente após a violência no Capitólio


Presidente Donald Trump no comício de semis apoiantes, 6 de Janeiro, 2021

Cinquenta e sete por cento de americanos querem que o presidente republicano Donald Trump seja imediatamente destituído do cargo depois de ter encorajado um protesto, nesta semana, que se transformou em motim mortal dentro do Capitólio, indica uma pesquisa Reuters/Ipsos.

Grande parte dos inqueridos são democrata, mas há republicanos aparentemente muito mais favoráveis a Trump ser afastado a poucos do final do seu mandato, a 20 de janeiro.

A pesquisa nacional de opinião pública, conduzida quinta e sexta-feira, também mostrou que sete em cada dez dos que votaram em Trump em novembro se opuseram à ação dos apoiantes ferrenhos que invadiram o Capitólio, enquanto legisladores se reuniam para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden.

Quase 70% dos americanos pesquisados também disseram que desaprovam as acções de Trump no período que antecedeu o ataque de quarta-feira. Num comício no início do dia, Trump exortou milhares de seus seguidores a marcharem para o Capitólio.

O caos no Capitólio, no qual um polícia e quatro outras pessoas morreram, foi amplamente condenado por democratas e republicanos.

Os democratas na Câmara dos Representantes pretendem apresentar acusações de má conduta, na segunda-feira, que podem levar a uma segunda impugnação de Trump, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

"Se o presidente não deixar o cargo iminente e voluntariamente, o Congresso continuará com a nossa acção", lê-se num comunicado da presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Capitólio americano retorna ao normal após o ataque
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG