Deputados angolanos consideraram que deveria ser uma prioridade a questão da livre circulação entre os países da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa, CPLP.
Mas, falando em Luanda o presidente do parlamento português, Ferro Rodrigues, lembrou que Portugal integra o espaço Schengen, dentro da União Europeia (UE), e que tudo terá de ser dado com "pequenos passos".
O especialista angolano em questões internacionais, Augusto Bafua Bafua, disse que compete a Portugal “convencer os seus pares da União Europeia aver a possibilidade de maior abertura” na questão dos vistos.
Alexandre Sebastião André, presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE, disse que esta questão deve ser aquela a ter prioridade dentro da CPLP.
“Para mim a prioridade na comunidade é a questão da livre circulação de pessoas e bens deste comunidade” disse.
A mesma opiniao é partilhahda pela deputada da UNITA, Mihaela Weba que defende maior mobilidado no espaço da CPLP, para maior dignidade dos seus cidadãos:.
“Com maior mobilidado no espaço da CPLP, haverá maior dignidade dos seus cidadãos” ,disse.
A assembleia parlamentar da cplp terminou em Luanda hoje (Quarta-feira) e o presidente do parlamento português considerou em Luanda, "importante" a criação de um Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá sede na capital angolana.