Links de Acesso

Liga Árabe readmite a Síria com a normalização das relações com Assad


Reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes na sede da Liga Árabe, no Cairo
Reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes na sede da Liga Árabe, no Cairo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe adoptaram uma decisão de readmitir a Síria após mais de uma década de suspensão, disse um porta-voz da Liga, neste domingo 7 de maio, consolidando um impulso regional para normalizar os laços com o presidente Bashar al-Assad.

A decisão foi tomada numa reunião à porta fechada dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes na sede da Liga Árabe no Cairo, disse Gamal Roshdy, porta-voz do secretário-geral da Liga Árabe.

A adesão da Síria à Liga Árabe foi suspensa em 2011, após uma repressão sangrenta dos protestos de rua contra Assad, que conduziu a uma guerra civil devastadora, e muitos Estados árabes retiraram os seus enviados de Damasco.

Recentemente, vários Estados árabes, incluindo a Arábia Saudita e o Egipto, voltaram a estabelecer contactos com a Síria através de visitas e reuniões de alto nível, embora alguns, incluindo o Qatar, continuem a opor-se a uma normalização total sem uma solução política para o conflito sírio.

Os Estados árabes têm tentado chegar a um consenso sobre a possibilidade de convidar Assad para uma cimeira da Liga Árabe, a 19 de Maio, em Riade, para discutir o ritmo da normalização dos laços e as condições em que a Síria poderá ser autorizada a regressar

Fórum

XS
SM
MD
LG