Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe adoptaram uma decisão de readmitir a Síria após mais de uma década de suspensão, disse um porta-voz da Liga, neste domingo 7 de maio, consolidando um impulso regional para normalizar os laços com o presidente Bashar al-Assad.
A decisão foi tomada numa reunião à porta fechada dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes na sede da Liga Árabe no Cairo, disse Gamal Roshdy, porta-voz do secretário-geral da Liga Árabe.
A adesão da Síria à Liga Árabe foi suspensa em 2011, após uma repressão sangrenta dos protestos de rua contra Assad, que conduziu a uma guerra civil devastadora, e muitos Estados árabes retiraram os seus enviados de Damasco.
Recentemente, vários Estados árabes, incluindo a Arábia Saudita e o Egipto, voltaram a estabelecer contactos com a Síria através de visitas e reuniões de alto nível, embora alguns, incluindo o Qatar, continuem a opor-se a uma normalização total sem uma solução política para o conflito sírio.
Os Estados árabes têm tentado chegar a um consenso sobre a possibilidade de convidar Assad para uma cimeira da Liga Árabe, a 19 de Maio, em Riade, para discutir o ritmo da normalização dos laços e as condições em que a Síria poderá ser autorizada a regressar
Fórum