Links de Acesso

Legislativas de Cabo Verde: PAICV aposta em novos nomes; MPD mistura veteranos e novatos


Campanha eleitoral, Cabo Verde

O maior partido da oposição, PAICV, apresenta uma lista dominada por caras novas, com apenas dez dos actuais deputados entre os 72 candidatos à disputa dos assentos parlamentares nas eleições de 18 de Abril.

Nomes como Felisberto Vieira, que já foi vice presidente do partido, líder da bancada parlamentar e presidente da Câmara municipal da Praia; Júlio Correia, José Maria Veiga, Manuel Inocêncio, não constam da nova equipa concorrente.

A direcção do PAICV justifica a renovação com a necessidade da introdução de nova dinâmica para ganhar as eleições, que se avizinham.

Enquanto isso, o Movimento para a Democracia revolveu apresentar uma lista com maior equilíbrio entre veteranos e novos candidatos, afim de tentar a renovação do mandato de cinco anos.

De saída, nomes como Jorge Nogueira, ex edil de São Filipe – Fogo; José Luís Santos, antigo presidente da Câmara da Boa Vista; e Miguel Monteiro, recentemente presidente da Bolsa de Valores.

O analista politico António Ludgero Correia diz que a renovação é sempre salutar numa organização politica, mas não deve ser feita de forma brusca.

"Penso que se deve dosear alguma veterania com a juventude para que haja mistura de experiencia e ideias novas, no reforço da própria bancada parlamentar"

já José Maria Semedo afirma que faz sempre bem proceder a renovação, mormente nas organizações partidárias que precisam de ideias frescas para acompanhar as transformações neste mundo de novas tecnologias.

A mesma posição é defendida pela jovem Josina Miranda, para quem a aposta na juventude é sempre salutar para o desenvolvimento de um país.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG