Links de Acesso

Legisladores têm cinco dias para evitar nova paralisação parcial do governo federal


Capitólio

Legisladores dos Estados Unidos devem até próxima sexta-feira decidir sobre o financiamento de cerca de um quarto de suas operações para evitar outra paralisação parcial depois da recente que atingiu o número recorde de 35 dias.

O dinheiro para a construção de uma barreira na fronteira sul dos EUA com o México permanece no centro da disputa, com o presidente Donald Trump pedindo 5.7 mil milhões de dólares, e os Democratas da oposição aparentemente prontos para oferecer algum dinheiro, mas muito menos do que o presidente quer.

Legisladores dizem que estão optimistas que podem chegar a um acordo, mas ainda não está claro se Trump concordaria.

Mas neste domingo, 10, o senador Richard Shelby, do Alabama, líder republicano num painel de 17 membros que tenta chegar a um acordo sobre o financiamento de segurança na fronteira, disse à Fox News que "acho que as negociações estão agora paradas. Não estou confiante que chegaremos lá. "

O chefe-interino do gabinete do presidente Donald Trump, Mick Mulvaney, disse à NBC News que outra paralisação "não pode absolutamente" ser descartada.

Quanto ao progresso dos legisladores para um acordo, Mulvaney disse que depende do lado que cada um escuta.

"O presidente realmente acredita que há uma crise de segurança nacional e uma crise humanitária na fronteira e ele fará algo a respeito. Ele fará tudo o que puder legalmente para garantir a segurança na fronteira," disse Mulvaney.

Trump vai a El Paso

Ele acrescentou que se o presidente Trump não conseguir a aprovação do dinheiro que quer, provavelmente dirá: "Eu vou encontrar o dinheiro noutro lugar", usando outros fundos do governo, o que traria uma acção legal por parte dos democratas.

O presidente Trump deve viajar para a fronteira em El Paso, no Texas, para um comício na noite de segunda-feira, 11, tendo como tópico as suas exigências por um muro para impedir que imigrantes ilegais entrem nos EUA.

Os Democratas inicialmente não ofereciam nenhum financiamento para um muro, mas agora parlamentares familiarizados com as negociações dizem que os oponentes de Trump parecem dispostos a concordar com o financiamento da barreira na fronteira, provavelmente até dois mil milhões de dólares.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG