Links de Acesso

Líderes da IURD em Angola começam a ser julgados


Templo da Igreja Universal, Benguela, Angola
Templo da Igreja Universal, Benguela, Angola

Começou no Tribunal Provincial de Luanda nesta quinta-feira, 18, o julgamento de bispos brasileiros da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), acusados dos crimes de associação criminosa e branqueamento de capitais em Angola.

Pelo menos quatro arguidos devem ser ouvidos e julgados nos próximos dias, entre eles Honorilton Gonçalves da Costa, antigo responsável espiritual da IURD em Angola e Moçambique, Henriques Teixeira, o ex-director da Record TV África, o bispo António Pedro Correia da Silva e o pastor Valdir de Sousa dos Santos.

Angolanos no Brasil denunciam xenofobia na Universal após crise da igreja em Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:05 0:00

No arranque do julgamento, enquanto centenas de fiéis da igreja, cuja sede mundial está em São Paulo, Brasil, faziam orações na marginal da capital angolana, a polícia montou um forte aparato de segurança.

Como a VOA noticiou em Agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou vários líderes da IURD, na sua maioria brasileiros, de associação criminosa e branqueamento de capitais.

Igreja Universal do Reino de Deus, São Paulo, Luanda. Angola
Igreja Universal do Reino de Deus, São Paulo, Luanda. Angola

A justiça angolana decidiu investigar a organização que pertence ao bispo brasileiro Edir Macedo, dono de um conglomerado de templos e editoras em todo o mundo e da rede de televisão Record, a segunda maior do Brasil, que também tem estações de televisão e de rádio em Cabo Verde e Moçambique, depois de denúncias feitas por pastores angolanos.

O Governo de Angola encerrou neste ano as emissões da TV Record no país.

As autoridades brasileiras tentaram evitar que a justiça continuasse com o caso, depois de os bispos e pastores terem sido praticamente afastados pelo grupo angolano.

Bolsonaro se defende de suspeitas de corrupção; Vice em Angola intercede por Igreja Universal
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

O próprio Presidente Jair Bolsonaro prometeu à IURD que iria intervir, tendo os senadores ameaçado cortar investimentos em Angola.

Em Julho, durante a sua estada em Luanda para participar na Cimeira da CPLP, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, aproveitou a visita para tentar interceder a favor da IURD, tendo pedido a João Lourenço que o Parlamento angolano recebesse uma comitiva de deputados brasileiros para negociar uma trégua na crise dentro da IURD.

Deputados ligados à Universal prometem retaliação ao governo de Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:24 0:00

Fontes da VOA indicaram que Mourão terá pedido também ao Presidente angolano que garantisse um tratamento justo à igreja nos processos judiciais, mas que João Lourenço não reagiu positivamente a nenhum dos pedidos.

"Voltar para a Igreja Universal é como tentar me suicidar", diz Ludmilo Veloso
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:11 0:00

Até agora, não houve qualquer pronunciamento da IURD ou dos advogados de defesa dos réus.

XS
SM
MD
LG