Links de Acesso

Momentos importantes na ascensão e queda de Muamar Kadhafi


Momentos importantes na ascensão e queda de Muamar Kadhafi
Momentos importantes na ascensão e queda de Muamar Kadhafi

Datas e eventos marcantes da e na vida de Kadhafi

1 de Setembro de 1969 – Aos 27 anos de idade, Kadhafi lidera um golpe militar contra o rei líbio

5 de Abril de 1986 – Ataque bombista a um clube nocturno alemão mata dois militares americanos. Estados Unidos retaliam com ataques aéreos contra a Líbia pelo alegado envolvimento de Kadhafi no ataque.

21 de Dezembro de 1988. Explosão bombista do avião da Pan Am, voo 103, sobre Lockerbie, Escócia, mata 270 pessoas.

1992 – Estados Unidos e Nações Unidas impõem sanções à Líbia após explosivos encontrados terem sido atribuídos a fontes de fornecimento sírias.

5 de Abril de 1999 – Kadhafi entrega dois responsáveis líbios às autoridades escocesas para serem julgados pela explosão sobre Lockerbie. Estados Unidos e Nações Unidas suspendem sanções.

2003 – Kadhafi admite responsabilidade pelo ataque contra voo da Pan Am e aceita pagar às famílias das vítimas mais de dois biliões de dólares de recompensa.

19 de Dezembro de 2003 – Líbia promete eliminar os seus programas nucleares e de armas de destruição em massa. Estados Unidos e Líbia estabelecem relações diplomáticas.

20 de Agosto de 2009 – Escócia liberta o bombista de Lockerbie por razões humanitárias. Médicos determinam que ele tem cancro em fase terminal e apenas uns meses de vida. Tinha servido 8 anos de uma pena mínima de 27. Regressou à Líbia e continua vivo.

Fevereiro de 2001 – Dias de protestos pró-democracia na origem da tomada de varias partes do país pelos manifestantes.

23 de Agosto de 2011 – Combatentes do Conselho de Transição Nacional, na oposição, tomam as instalações de Kadhafi em Tripoli, a capital.

20 de Outubro de 2011 – As notícias citando fontes do Conselho de Transição indicam que as forças do conselho mataram Muamar Kadhafi.

XS
SM
MD
LG