Links de Acesso

Juiz suspende decreto de Trump que impede imigrantes que entrarem ilegalmente de pedir asilo


U.S. President Trump reacts to a question during interview with Reuters in the Oval Office of the White...
U.S. President Trump reacts to a question during interview with Reuters in the Oval Office of the White...

Uma decisão definitiva sobre o caso está marcada para 19 de Dezembro

Um juiz federal dos Estados Unidos emitiu na segunda-feira, 19, uma liminar a suspender um decreto do Presidente Donald Trump que proíbe a imigrantes que cruzarem ilegalmente a fronteira com o México de pedir asilo no país.

O magistrado do distrito de San Francisco, Jon Tiger, marcou para o próximo dia 19 de Dezembro, uma audiência na qual vai decidir se suspende ou não o decreto de forma definitiva.

A 9 de Novembro, Trump mandou proibir pelo menos durante 90 dias os pedidos de asilo na fronteira sul a quem entrasse no país de forma irregular.

O decreto presidencial foi muito criticada por grupos de direitos humanos, que consideraram que violava as leis de imigração americanas.

A decisão do juiz Tiger é divulgada no momento em que milhares de centro-americanos, incluindo centenas de crianças, viajam em caravana para a fronteira dos Estados Unidos para escapar à violência nos seus países.

Os apoiantes do Presidente defendem o decreto de Donald Trump por considerarem que o país tem regras que devem ser respeitadas e que as fronteiras não podem ficar abertas para todos.

XS
SM
MD
LG