Links de Acesso

Jovens querem continuar estudos em Portugal e ajudar a desenvolver a Guiné-Bissau


À esquerda, Vladimir Coimbra com um grupo de estudantes guineenses em Portugal
À esquerda, Vladimir Coimbra com um grupo de estudantes guineenses em Portugal

A pandemia do coronavírus atrapalhou a vida de muitos jovens, principalmente guineenses que estavam à procura de uma oportunidade para estudar em Portugal. Vários já haviam passado por um concurso seletivo e tinham bolsas de estudos garantidas.

A pandemia atrasou, mas não irá impedir que o sonho deles seja interrompido. Em entrevista à Voz da América, o promotor de protocolos de cooperação, Vladimir de Pina, disse que está trabalhando para solucionar o problema dos estudantes guineenses que não conseguiram ir a Portugal e praticamente perderam um ano de estudo por causa do COVID-19. Ele deve ir à Guiné nos póximos dias.

Pina, que tem licenciatura em gestão turística e mestrado em turismo de interior e gestão para desenvolvimento e sustentabilidade, explicou que os jovens da Guiné-Bissau têm acesso a cursos profissionais e técnicos em Portugal e precisam ter idade entre 19 e 29 anos para poder participar dos acordos de cooperação. Os estudantes recebem todo o tipo de ajuda, incluindo moradia e organização dos documentos.

Que oportunidades existem para jovens da Guiné-Bissau estudar em Portugal?
please wait

No media source currently available

0:00 0:10:04 0:00

XS
SM
MD
LG