Links de Acesso

José Eduardo dos Santos defende diálogo para solucionar crises em África


José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola
José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola

Na cimeira dos Grande Lagos, o Presidente angolano condena governos que resultem de processos eleitorais anticonstitucionais.

O Presidente angolano voltou a manifestar nesta quarta-feira, 26, a vontade de Angola em apoiar os esforços tendentes à paz e estabilidade na República Democrática do Congo, n República Centro Africana, Burundi e no Sudão do Sul.

Ao intervir na 7ª reunião de Alto Nível do Mecanismo de Supervisão Regional do acordo-quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a República do Congo e a Região dos Grandes Lagos, que decorre em Luanda, José Eduardo dos Santos condenou o mais recente ataque terrorista no Quénia.

Santos insistiu na necessidade do diálogo para se dirimirem as diferenças entre os governos e outras forças internas e saudou o recente acordo entre o Executivo da RDC e algumas sensibilidades da oposição.

No seu discurso, o Presidente angolano insistiu no facto de que o continente não deve reconhecer Governos que resultem de processos eleitorais anticonstitucionais e deu sinais de que também desaprova a intervenção de entidades, como o Tribunal Penal Internacional, nas questões internas de África.

Instado a comentar o discurso do Presidente angolano pela VOA, o analista Carlos Cambuta considera que o interesse de Luanda na pacificação da região dos Grandes Lagos tem a ver com a necessidade de garantir a segurança das fronteiras com a RDC.

Cambuta defende, contudo, que o Presidente José Eduardo dos Santos devia convidar a sociedade civil angolana a participar em eventos como a presente cimeira por forma a perceber melhor o processo e dar a sua contribuição nesse esforço político e diplomático do país.

“O Governo de Angola devia alargar esta discussão com a sociedade civil angolana no sentido até de esclarecer algumas dúvidas”, concluiu.

A cimeira de Luanda foi marcado pela ausência dos principais opositores do Presidente da RDC Joseph Cabila e dos presidentes do Ruanda, Burundi e Sudão do Sul.

Entretanto, marcaram presença o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Said Djinnit, o rei III Mswati do Reino da Suazilândia, nas vestes de presidente em exercício da SADC, o Chefe de Estado do Tchad e presidente em exercício da União Africana, Idriss Deby e os presidentesdo Congo, Denis Sassou Nguesso,da Zâmbia, Edgar Lungu e da RDC, Joseph Kabila.

A CIRGL é constituída por Angola, Burundi, Zâmbia, República Democrática do Congo (RDC), República Centro Africana (RCA), República do Congo, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão e Tanzânia.

XS
SM
MD
LG