Links de Acesso

José Dirceu, ex-ministro de Lula da Silva, detido


José Dirceu, político brasileiro
José Dirceu, político brasileiro

Em prisão domiciliária devido ao "mensalão", homem forte do PT é acusado de envolvimento na operação "Lava Jato".

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e homem forte do Governo Lula foi preso nesta segunda-feira, 3, numa nova fase da operação "Lava Jato", que investiga o esquema bilionário de corrupção no país que envolve a Petrobras.

Segundo a Polícia Federal, a prisão de Dirceu faz parte da 17ª etapa da operação, em que foram expedidos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva.

O antigo ministro do Governo Lula da Silva está a cumprir prisão domiciliária pelo seu papel central no conhecido processo do “mensalão”, em que foram desviados milhões de reais a favor do Partido dos Trabalhadores, no poder, e seus dirigentes.

Agora, Dirceu teve o nome citado na "Lava Jato" devido a pagamentos recebidos pela sua empresa de consultoria.

A operação "Lava Jato" investiga um esquema de corrupção principalmente na Petrobras, no qual empreiteiras formaram um cartel para conseguirem contratos de obras da empresa pública.

Em troca, pagavam "luvas" a funcionários da empresa, a operadores que lavavam dinheiro do esquema, políticos e partidos.

XS
SM
MD
LG