Links de Acesso

Jornalista publica livro sobre a história da rádio internacional


Valter Aguiar, autor do livro "O Rádio Internacional: das Ondas Curtas à Internet"

O jornalista e tradutor Valter Aguiar sempre foi apaixonado por rádio. É radioescuta desde o início dos anos de 1980 e conhece muito bem a história desse meio que tem milhares de ouvintes espalhados pelo mundo.

Em entrevista à VOA, o autor de "O Rádio Internacional: das Ondas Curtas à Internet" contou que a motivação para escrever o livro veio do desejo de deixar registado a história do rádio em ondas curtas em língua portuguesa.

O autor disse que a obra foi escrita para o radioescuta, que gosta de ouvir a rádio em ondas curtas, para os profissionais que fazem e fizeram a história da rádio em ondas curtas e também para os pesquisadores.

"Cada vez mais em várias partes do mundo académicos estão estudando o rádio em ondas curtas. Estão surgindo livros, teses de mestrado, dissertações sobre o rádio internacional. Então para servir de base para esse pessoal é que o livro se dedica", disse.

Livro O Rádio Internacional: das Ondas Curtas à Internet
Livro O Rádio Internacional: das Ondas Curtas à Internet

"O Rádio Internacional: das Ondas Curtas à Internet" foi lançado em Março deste ano pela Editora Universitária Leopoldianum. Tem nove capítulos e 266 páginas.

"O mais complicado foi conectar as informações. Nós tínhamos muitas fontes diferentes, principalmente fontes estrangeiras, e pegar todas as informações e colocar de uma forma didática acho que foi a parte mais trabalhosa do livro", acescentou aquele apaixonado pelas ondas curtas..

Valter explicou que a obra é mais voltada para o público brasileiro, porém disse que o livro também conta a história dos serviços de língua portuguesa para a África e Portugal, e como influenciaram, por exemplo, o regime de Salazar e a independência das antigas colónias africanas.

Entrevista com Valter Aguiar
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:44 0:00

E o futuro da rádio?

Quando a televisão foi inventada muitos acharam que o rádio estava com os dias contados. Mas nada aconteceu. Depois quando surgiu a Internet, a morte do rádio parecia certa, porém "a rádio é teimosa", Segundo Valter Aguiar.

O autor sublinhou que a Internet tem servido como uma ferramenta para promover a rádio e transmitir o seu sinal, fazendo com que chegue mais longe, e tenha um maior número de ouvintes.

"A rádio continua com muita importância em todos os países que olhamos... e com certeza vai continuar por muito tempo", concluiu.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG