Links de Acesso

Jornalista angolano despedido depois de participar na conferência de imprensa do Presidente


António Manuel, jornalista
António Manuel, jornalista

Tony Fancy, da Rádio 2000, terá colocado perguntas incómodas, mas a emissora diz que o fez sem autorização

O jornalista angolano António Manuel foi despedido nesta quarta-feira, 10, dos quadros da Rádio Comercial 2000 no Lubango, na província da Huíla.

Jornalista despedido após conferencia de imprensa do presidente - 2:40
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:40 0:00

O despendimento acontece depois que Tony Fancy, como é conhecido, ter apresentado ao Presidente João Lourenço na conferência de imprensa da segunda-feira, 8, o estado degradante da cidade do Lubango, sobretudo a condição das estradas e o salário baixo de 25 mil kwanzas que auferem os trabalhadores da Rádio 2000.

Esta situação terá desagradado a direcção da Rádio 2000, que é a par da Morena em Benguela, Comercial de Cabinda e Lac, em Luanda, propriedades do grupo empresarial GEFI, ligado ao MPLA.

A confirmação do despedimento foi dada a saber esta manhã pelo próprio jornalista à VOA.

«Agora de manhã de forma ainda não escrita, mas oral, acabei de ser despedido e já não posso fazer nenhum programa. Habitualmente trabalho de segunda a sábado mas já não posso ir ao ar. Segundo o director da Rádio eu não posso usar o nome da rádio mesmo como profissional, o que realmente choca. Com o vínculo contratual que eu tenho como colaborador ele diz que não posso usar o nome da rádio”, revelou Tony Fancy.

Makuta Nkondo considera linguagem de João Lourenço de arrogante
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00

Ontem, a direcção da Rádio 2000, em comunicado, informou que o jornalista em causa se deslocou a Luanda sem autorização da empresa, pelo que não falou em seu nome na conferência de imprensa, mas o jornalista, com mais de três anos de casa, tem uma versão diferente.

“No princípio eu pedi autorização legal da direcção da empresa no sentido de o fazer e me respondeu por escrito que não havia necessidade, mesmo estando credenciado. Ele minimizou a conferência de imprensa e naturalmente eu liguei e fiz saber a importância que tinha aquela conferência que o Presidente ia dar e depois ele aceitou que eu deveria ir pela rádio e tenho duas testemunhas, e a partir daí fui e fiz o meu trabalho”, explicou Fancy.

No referido comunicado a Rádio 2000 disse ainda que António Manuel é apenas colaborador e por isso, aufere tal salário.

João Lourenço nega tensão com José Eduardo dos Santos
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00

O secretário provincial interino do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, (SJA) na Huíla, Domingos de Sousa, condena a medida drástica da empresa para com o seu filiado e defende o diálogo na busca de uma solução.

«Espanta-nos que esta medida tenha sido tomada desta forma tão drástica. Nós pensamos que poderia ter havido algum diálogo e vamos partir para o diálogo, não vamos dizer que tem razão ou quem não tem, se a Rádio 2000 se ou o colega Tony Fancy, mas vamos partir para o diálogo e depois deste diálogo iremos tomar uma posição em relação a este caso», defende Sousa.

A Rádio 2000 é a par da Morena em Benguela, Comercial de Cabinda e Lac em Luanda propriedades do grupo empresarial GEFI, ligado ao MPLA e surgiram na sequência das primeiras eleições gerais em Angola de 1992.

PR angolano João Lourenço pede paciência
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:19 0:00

XS
SM
MD
LG