O Chefe de Estado de Cabo Verde foi escolhido como Presidente de 2016 pelo Conselho da Juventude da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), revelou a Presidência da República do arquipélago.
Em carta enviada a Jorge Carlos Fonseca, “o presidente do Conselho da Juventude da CEDEAO, Ologun William, justifica a distinção pela sua 'capacidade de liderança, o impacto da sua magistratura nos cidadãos, na educação e no esforço para erradicar o analfabetismo, entre outros”, lê-se numa nota de imprensa da Presidência da República distribuída hoje.
Ologun William destaca ainda as qualidades do povo cabo-verdiano e o objectivo de Jorge Carlos Fonseca em encontrar as “vias para um melhor empoderamento dos jovens cabo-verdianos e de toda a comunidade estudantil do país”.
O Conselho da Juventude da CEDEAO é a maior organização juvenil da África Ocidental, com mais de 200 milhões de jovens, e visa promover a unidade, a liderança, o desenvolvimento, a liberdade e o empreendedorismo.
“A organização reconhece as qualidades do Presidente da República de Cabo Verde enquanto ´jurisconsulto, professor universitário, um homem que graças às suas iniciativas assegurou já o seu lugar na história, um construtor da Nação, ícone, líder carismático', destacando igualmente o seu 'contributo para a estabilidade na região”, concluiu a carta.
Esta é a primeira vez que o Conselho da Juventude da CEDEAO atribui a distinção, criada em acta de 2014, e que tem como destinatários apenas Chefes de Estado africanos.