Links de Acesso

Jorge Carlos Fonseca, Presidente do ano pela organização juvenil da CEDEAO


Jorge Almeida Fonseca, Presidente de Cabo Verde
Jorge Almeida Fonseca, Presidente de Cabo Verde

Distinção criada em 2014, foi atribuído agora pela primeira vez.

O Chefe de Estado de Cabo Verde foi escolhido como Presidente de 2016 pelo Conselho da Juventude da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), revelou a Presidência da República do arquipélago.

Em carta enviada a Jorge Carlos Fonseca, “o presidente do Conselho da Juventude da CEDEAO, Ologun William, justifica a distinção pela sua 'capacidade de liderança, o impacto da sua magistratura nos cidadãos, na educação e no esforço para erradicar o analfabetismo, entre outros”, lê-se numa nota de imprensa da Presidência da República distribuída hoje.

Ologun William destaca ainda as qualidades do povo cabo-verdiano e o objectivo de Jorge Carlos Fonseca em encontrar as “vias para um melhor empoderamento dos jovens cabo-verdianos e de toda a comunidade estudantil do país”.

O Conselho da Juventude da CEDEAO é a maior organização juvenil da África Ocidental, com mais de 200 milhões de jovens, e visa promover a unidade, a liderança, o desenvolvimento, a liberdade e o empreendedorismo.

“A organização reconhece as qualidades do Presidente da República de Cabo Verde enquanto ´jurisconsulto, professor universitário, um homem que graças às suas iniciativas assegurou já o seu lugar na história, um construtor da Nação, ícone, líder carismático', destacando igualmente o seu 'contributo para a estabilidade na região”, concluiu a carta.

Esta é a primeira vez que o Conselho da Juventude da CEDEAO atribui a distinção, criada em acta de 2014, e que tem como destinatários apenas Chefes de Estado africanos.

XS
SM
MD
LG