Links de Acesso

Joe Biden vai apresentar primeira parte do seu programa económico


Joe Biden

Impostos para o financiar poderão ser obstáculo a apoio de Republicanos

Depois de ter aprovado no Congresso um pacote de ajuda de quase dois trilliões de dólares para se combater os efeitos económicos da pandemia do Coronavírus e não só, o presidente Joe Biden vai anunciar esta semana os primeiros pormenores de um programa económico que poderá custar mais de três triliões de dólares.

Joe Biden vai apresentar primeira parte de programa económico – 3:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:38 0:00


Biden desloca-se na quarta feira à cidade de Pittsburgh e aí deverá anunciar a parte desse pacote que diz respeito à construção de infraestruturas através do país deixando para mais tarde a outra parte desse projecto que visa questões sociais.

Esta decisão é de fácil compreensão. Há mais possibilidade de ter apoio de alguns Republicanos na questão de melhoramento de infraestruturas do que para gastos em questões sociais, principalmente se para pagar por isso tiver que aumentar os impostos algo a que os Republicanos se opõem.

Se o anterior programa de incentivo para colmatar os feitos da Covid 19 vai ser financiado com empréstimos, é agora óbvio que para pagar por este ambicioso projecto económico impostos terão que ser aumentados e Biden já disse que quer aumentar os impostos a companhias e aos individuos mais ricos embora não tenha ainda detalhado como o vai fazer

Fontes na casa Branca indicam que no seu discurso de quarta-feira o presidente Biden irá detalhar como tenciona pagar pelo programa mas que é intensao do presidente buscar o que chamaram de “terreno comum” nessa questao

O líder Republicano no Senado Mitch McConneldisse que da parte do seu partido “não haverá nenhum entusiasmo por um aumento de impostos”mesmo que seja para financiar infraestuturas” mas a adminsitração Biden espera poder contar com o apoio de alguns Republicanos para tornar a aprovação no Senado mais fácil.

Jen Psaki porta voz da Casa Branca disse que o Partido Republicano está ciente da neessidade de se melhorar as infraestruturas no país.

“Não penso que os Republicanos neste país pensem que devemos ser os dcimo teceikros no mundo no que diz respeito a infraestruturas”, disse a porta voz.

“Estradas, caminhos de ferro, reconstrui-los isso não é uma questão partidaria e muito disso ‘e que o presidente vai falar esta quarta-feir”, acfrescnetou Psaki que disse ainda que “ depois haverá outro pacote, outra proposta que ele vai apresentar nas próximas semanas que vai abordar muitas questões com que o povo americano se defronta”.

“Cuidados infantis, o custo de cuidados de saude, é isso que devem esperar dele em Abril”, acrescentou

O presidente disse anteriormnete que não tenciona aumentar os impostos a quem tenha rendimentos inferiores a 400 mil dólares anuais e que quer aumentar os impostos às compnhias de 21 para 28 por cento.

É de esperar contudo que qualquer que proposta de financiamento que envolva os aumento de impostos seja usada como arma da oposição para o atacar porque como algum disse uma vez os americanos gostam dos apoios do governo mas não gostam de pagar por isso.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG